domingo, 4 de janeiro de 2009

CIGARRO, CARNE E FILOSOFIA

tudo se centra na moral, na distorção cotidiana de uma perspectiva moral.
já houve uma época em que para de fumar era uma opção de saúde de um indivíduo,mas hoje é uma obrigação “moral” ... e para ajudar os “frágeis” uma multidão de baluartes da moral está lá ... muito mais que dando apoio, está para lhe mostrar e empurrar a urgência moral de tal decisão.
em algum lugar trocou o sentido, ou melhor, foi posto um sentido na moral ... esta é, à grossíssimo modo, o estudo dos costumes, hábitos ... no entanto, atualmente a um sentido, uma direção: os bons costumes, os costumes “saudáveis” para a sociedade.
e o cara que tinha que parar de fumar para não ficar doente, ou piorar? é um meio para a realização de um projeto moralizador da sociedade ... por vezes, desfiam dados médicos: o valor gasto pelo Estado para tratar de problemas de fumantes .... Solução: informação? divulgação? .... coerção, patrulhamente, cerceamento ... aumenta-se o preço do cigarro para obrigar a fumar menos.
se é tão moralmente ideal a perda deste hábito, ou vício, a própria explanação teria que produzir resultados ... ou o imperativo moral é somente um vazio que se justifica pela carência de sentidos cotidianos? não visamos grandes nações inimigas mas hábitos inimigos?
inimigos de que bons costumes? não do fumante? não da senhora de mais de cem anos de idade em Goiás, ou na Geórgia, ou em outro lugar do mundo, que fuma cigarro? SIM! várias das pessoas mais velhas do mundo fumam cigarro!
e no entanto, entre uma garfada e outra de um bom churrasco o senhor do lado condena o vício ... segundo ele, traz prejuízo para o sistema de saúde, adoece os que estão do lado, prejudica o ecosistema e por ai vai ...
concordamos? é ruim para saúde! poupar o cofre público se faz com uma gestão melhor do mesmo, inclusive pagando menos para políticos.
concordamos? a crescente necessidade de carne faz crescer o desmatamento, flora e fauna são desanarizados de seu habitat ... o churrasco do senhor é ruim para o ecosistema ... além do que, problemas derivados de excesso de colesterol, incluindo cardíacos, estão na linha de frente de gastos hospitalares.

seria o abandono da prática carnífora uma alternativa “saudável”? ... não somente para o ecosistema como para nosso próprio corpo? ... pensemos nos pandas: originalmente carnívoros há décadas transformaram sua alimentação em herbívora, mais precisamente em bambu ... e qual o resultado disto? gerações passadas e o sistema digestivo, ou digestório segundo o novo ensino, ainda não se adaptou para esta nova função ... uma panda precisa de quantidades gigantes de bambu, diariamente, para se sustentar. se não estivessem em extinção as florestas de bambu da China estariam em extinção.

e a filosofia? ela vai muito bem enquantgo não se tenta dar um sentido - “positivo” - para o pensamento.

curiosidade: a palavra prejuízo somente no Brasil é utilizada no sentido de perda, em todos países de origem latina significa “pré” “juízo”: o tradicional, preconceito.